Publicado por: Cláudia | setembro 21, 2009

A Casa Espontânea

prefab_noite

Este é o título do trabalho que nos rendeu uma menção honrosa no concurso Prefab 20*20 – Visions for 400 Square Foot Homes.

O objetivo do concurso, organizado pela Architecture For Humanity Vancouver, o instituto de arquitetura da Universidade British Columbia, a Interior Design Show West 2009, e patrocinado pela revista Azure, era desenvolver uma moradia pré-fabricada de até 37,50 m², passível de ser construída em diversos locais do mundo, levando em conta aspectos construtivos, sociais e ambientais.

O projeto da “Casa espontânea” busca promover comunidades adensadas em grandes centros urbanos, através de módulos que podem ser agrupados, compondo estruturas variadas. Os módulos possuem uma base padrão com aberturas denominadas “Free Panels”, que podem ser customizáveis de acordo com a personalidade dos habitantes, cultura e clima do local onde serão inseridas, tornando o projeto único sempre.

O espaço da unidade se divide em três módulos. O primeiro e maior módulo corresponde ao espaço de vivência (cozinha, quarto, sala), o segundo abriga espaços para banho, concentrando a tubulação hidráulica da unidade, enquanto o último pode ser utilizado como local de trabalho.

A estrutura foi desenvolvida em módulos de 90 x 90 cm, em elementos metálicos, considerando a facilidade de transporte para diversos sítios do mundo.

Os projetos vencedores do concurso podem ser vistos no site: http://www.prefab2020.wordpress.com

Visualização da Prancha

Visualização da Prancha

Autoras do projeto: Cláudia Bastos Coelho e Mariana Matayoshi

Aproveito para fazer um agradecimento àqueles que acreditaram em nosso projeto e forneceram sua valiosa contribuição: Claudia Taminato (auxiliar na concepção), Etson Delegá (finalização de imagens e consultoria de diagramação), Luana Sato (consultoria técnica de engenharia estrutural) e Marco Antônio dos Anjos Corvo (tradução e interpretação do texto).

Anúncios

Responses

  1. Parabéns!!! Vi os outros projetos também lá, muitas coisas interessantes!
    Espero que venham muitos premios no futuro em reconhecimento dos seus esforços.
    Abraço!

  2. Belíssimo trabalho, parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: