Publicado por: Cláudia | fevereiro 21, 2012

Projeto para a sede do ISSEM

Este projeto foi desenvolvido no final de 2011 e obteve Menção Honrosa no concurso de projetos para a sede do ISSEM, Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Jaraguá do Sul.

A finalidade do concurso era desenvolver um projeto para a sede do ISSEM, que ocupa atualmente um espaço alugado, buscando atender com mais qualidade seu grupo de beneficiários e considerando uma perspectiva de ampliação da capacidade de atendimento por 10 anos. A sede abrigará espaços administrativos, de treinamento e de atendimento médico aos segurados.

O projeto desenvolvido busca destacar o valor da instituição através da arquitetura, com a criação de um edifício único que se configuraria como um marco local. Seu foco é um grande triângulo apoiado sobre um bloco ortogonal. Com composição predominantemente horizontal, o edifício se acomoda no terreno, acompanhando sua topografia natural e dialogando, desta forma, com a paisagem do entorno. Os diversos panos de vidro propostos fundem interior e exterior, levando para dentro do edifício os aspectos naturais do local. Ao mesmo tempo em que apresenta este diálogo com a paisagem, o objeto busca espelhar o caráter dinâmico e inovador da instituição através de formas e materiais contemporâneos.

Além disso, o projeto considera critérios de sustentabilidade, através da adoção de elementos de controle solar, coberturas verdes, reaproveitamento de água, e controle de resíduos de construção.

Os demais projetos vencedores podem ser vistos na página do concurso: http://issem1.tempsite.ws/

Faço, mais uma vez, um agradecimento aos meus colaboradores Etson Delegá, responsável pelo tratamento de imagens e diagramação, Eduardo Leandro e Mônica Yoshinari, que auxiliaram no processo de impressão e montagem das pranchas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: